Bom dia caros colegas...
Com o início das aulas, o grande questionamentos dos professores é: Quais os problemas de aprendizagem que terei em minha turma este ano?
Muitas vezes, no decorrer do ano letivo, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem. E o mais triste é que estes pequenos "sofredores" passam a ser rotulados rotulados pela família, pelos colegas e infelizmente também pelos professores.
Faz-se necessário então que todos os envolvidos no processo educativo (pais, professores, equipe de apoio, etc...) estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.
As dificuldades acadêmicas podem acontecer por causa de problemas orgânicos ou emocionais. Desta forma é importante que sejam descobertas as reais causas, a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo.
A dificuldade que vem tendo grande repercussão na atualidade é o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas como: dislexia, disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia.
Entenda um pouquinho destas dificuldades
- Dislexia: é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc.
- Disgrafia: normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras, consequentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto.
- Discalculia: é a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas. Esse problema é um dos mais sérios, porém ainda pouco conhecido.
- Dislalia: é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.
- Disortografia: é a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como consequência da dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação.
- TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como portadores deste transtorno, porque apresentam alguma agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais. É importante que esse diagnóstico seja feito por uma equipe multidisciplinar envolvendo psicólogo, professores, pedagogo neurologista e outros profissionais.
Os Professores são peças fundamentais no processo de identificação desses problemas e principalmente no tratamento, pois são eles que no dia a dia vão ajudar os alunos a superar suas dificuldades. Para isso é preciso que o professor deixe suas aulas mais dinâmicas, motivando o aluno. O Professor não pode de maneira alguma rotular o aluno, mais, ao contrário, deve proporcionar ao aluno a oportunidade de descobrir suas potencialidades.
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