Hoje bem cedo estava lendo uma reportagem muito legal na revista Nova Escola...
Sobre reprova de alunos...
bom... vou expor minha opinião...
Não é legal para o aluno reprovar... imagina você ficar o ano inteiro estudando e no fim ficar retido?... péssima ideia...
Porém... cada caso é um caso... existem situações em que a reprova é necessária pois o aluno não adquiriu os requisitos mínimos para avançar à série seguinte. Por exemplo:
No 2º ano meu aluno deve reconhecer todas as letras do alfabeto, fazer as junções e ler palavras simples. Se no final do 1º ano ele não souber estes conteúdos fica complicado aprova-lo.
Entretanto... antes da reprova eu devo me perguntar...
- É um aluno esforçado?
- Ele apresenta algum problema de aprendizagem?
- Como o professor tentou ajudar este aluno? Quais os recursos utilizou?
- Este aluno frequentou a sala de recursos ou a sala de apoio?
- Foi feita uma avaliação especializada e o estudo de caso envolvendo a equipe técnica? (psicólogo, pedagoga, fonoaudióloga, coordenação pedagógica e professor)
Se após estas perguntas eu constatar que: o aluno se esforça, mas tem dificuldades para aprender; o professor utilizou diversos recursos para ajuda-lo; ele frequentou a sala de recursos e todo um plano de apoio foi elaborado e aplicado para auxilia-lo, e mesmo assim esse aluno não progrediu, ai sim eu indicaria a reprova, pois este aluno precisa de mais tempo para aprender.
Bom... mas mesmo assim eu afirmo que cada caso é um caso... e antes de reprovar um aluno eu tenho que pensar no impacto que esta atitude terá sobre a vida desta criança...
ah... é importante lembrar que eu estou me referindo a crianças de 1º ao 5º ano... sobre os mais velhos, a minha opinião é outra com certeza...
dê uma lida na matéria da Nova Escola
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