De um professor
novato a um experiente, todos devem passar pela experiência de organizar e por
em prática uma rotina, pois facilita o gerenciamento da sua aula. A rotina
escolar é uma seqüência de atividades que visam a organização do tempo que o
aluno permanece na escola. Ela apoia-se na reprodução diária de momentos e nos
indícios e sinais que remetem às situações do cotidiano. Sabe-se também que a
organização do tempo contribui indiretamente para a construção da autonomia do
aluno. competência que perpassa todas as vivências da criança.
A rotina é um elemento de grande
importância na vida escolar, desde a Educação Infantil até as séries finais do
ensino fundamental, pois, quando é estável, clara e
compreensível permite que as crianças a incorporem, podendo antecipar o que irá
acontecer em seguida. Isso oferece a sensação de segurança e de estabilidade a
elas, o que, por sua vez, permitirá que atuem com maior autonomia e tranquilidade
no ambiente escolar. Consequentemente,
o aluno encontrará uma maior facilidade de organização espaço-temporal, libertando-o
do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar.
Seguindo esta linha
de pensamento, a explanação da rotina oportuniza às crianças o desenvolvimento
e a manutenção de hábitos indispensáveis à preservação da saúde física e mental
como, por exemplo, a organização, o tempo e os espaços adequados, as atitudes,
as atividades do dia, etc. Com a prática da organização das atividades do dia,
os alunos vão chegando e logo ficam curiosos para definir e conhecer o que
ocorrerá no dia, por isso a importância da sala de aula possuir um quadro de
rotinas. Com um quadro de rotinas é fácil determinar as ordens das tarefas
junto com os alunos, principalmente na Educação Infantil e nas séries iniciais
do Ensino fundamental. Então é fundamental que cada professor tenha o seu, pois
sempre começa a aula mostrando para a turma as atividades que irão realizar
naquele dia. Isso ajuda a controlar a ansiedade da garotada.
Percebe-se então que a rotina é a
estrutura básica, a espinha dorsal das atividades do dia. De uma canção na
entrada à hora do lanche, os alunos já ficam cientes das atividades que se
seguirão: “Depois do lanche tem brinquedo no parque”, “Depois da roda a gente
desenha, pinta, faz trabalho com massinha”.
A base da rotina são
alguns marcos temporais que quase nunca se alteram: a chegada, o lanche e a
saída por exemplo. Sendo assim, é importante manter constantes os parâmetros
principais da rotina, para que as crianças se sintam seguras e não se
desorganizem. Entretanto, outros momentos se interpõe, levando em conta o ritmo
do grupo, que é dinâmico. Desta forma, constantemente surgem novas experiências
e alterações, mas o professor se manterá em seu papel de “porto seguro”.
Um item que não pode ficar fora
da rotina é a caracterização do dia em termos de calendário. Na Educação Infantil
deve-se trabalhar continuamente com a
organização do calendário (Que dia é hoje? Em que mês estamos? Que dia foi
ontem? E que dia será amanhã?) Se tiver alguma data especial o professor deve
conversar sobre ela com seus alunos (data cívica ou aniversário de algum aluno)
mesmo que tenha ocorrido num feriado ou fim de semana. O tempo (a estação do ano) e as condições
climáticas podem ser registradas através de cartaz do tempo. No Ensino
Fundamental essa etapa pode ser simplificada falando sobre a data do dia (Dia,
mês e que ano estamos? Tem alguma data especial que se comemora hoje? Pode ser
data cívica ou aniversário de algum aluno).
Fica claro então que a rotina
diária é o desenvolvimento prático do planejamento elaborado pelo professor. Por caracterizar-se
como facilitadora da aprendizagem, a rotina, então não deve transformar-se numa
planilha diária de atividades, rígida e inflexível, É importante que o professor possa organizar o tempo levando em
consideração seu planejamento, mas podendo contar com a possibilidade de
alterá-lo de acordo com suas próprias necessidades e a de seu grupo também. A flexibilidade, portanto, é parte
fundamental da rotina pois com ela a criança aprender a lidar com o inesperado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário