terça-feira, 9 de abril de 2013

Rotina Escolar



De um professor novato a um experiente, todos devem passar pela experiência de organizar e por em prática uma rotina, pois facilita o gerenciamento da sua aula. A rotina escolar é uma seqüência de atividades que visam a organização do tempo que o aluno permanece na escola. Ela apoia-se na reprodução diária de momentos e nos indícios e sinais que remetem às situações do cotidiano. Sabe-se também que a organização do tempo contribui indiretamente para a construção da autonomia do aluno. competência que perpassa todas as vivências da criança.
A rotina é um elemento de grande importância na vida escolar, desde a Educação Infantil até as séries finais do ensino fundamental, pois, quando é estável, clara e compreensível permite que as crianças a incorporem, podendo antecipar o que irá acontecer em seguida. Isso oferece a sensação de segurança e de estabilidade a elas, o que, por sua vez, permitirá que atuem com maior autonomia e tranquilidade no ambiente escolar. Consequentemente, o aluno encontrará uma maior facilidade de organização espaço-temporal, libertando-o do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar
Seguindo esta linha de pensamento, a explanação da rotina oportuniza às crianças o desenvolvimento e a manutenção de hábitos indispensáveis à preservação da saúde física e mental como, por exemplo, a organização, o tempo e os espaços adequados, as atitudes, as atividades do dia, etc. Com a prática da organização das atividades do dia, os alunos vão chegando e logo ficam curiosos para definir e conhecer o que ocorrerá no dia, por isso a importância da sala de aula possuir um quadro de rotinas. Com um quadro de rotinas é fácil determinar as ordens das tarefas junto com os alunos, principalmente na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino fundamental. Então é fundamental que cada professor tenha o seu, pois sempre começa a aula mostrando para a turma as atividades que irão realizar naquele dia. Isso ajuda a controlar a ansiedade da garotada.
Percebe-se então que a rotina é a estrutura básica, a espinha dorsal das atividades do dia. De uma canção na entrada à hora do lanche, os alunos já ficam cientes das atividades que se seguirão: “Depois do lanche tem brinquedo no parque”, “Depois da roda a gente desenha, pinta, faz trabalho com massinha”.
A base da rotina são alguns marcos temporais que quase nunca se alteram: a chegada, o lanche e a saída por exemplo. Sendo assim, é importante manter constantes os parâmetros principais da rotina, para que as crianças se sintam seguras e não se desorganizem. Entretanto, outros momentos se interpõe, levando em conta o ritmo do grupo, que é dinâmico. Desta forma, constantemente surgem novas experiências e alterações, mas o professor se manterá em seu papel de “porto seguro”.
Um item que não pode ficar fora da rotina é a caracterização do dia em termos de calendário. Na Educação Infantil deve-se trabalhar continuamente com  a organização do calendário (Que dia é hoje? Em que mês estamos? Que dia foi ontem? E que dia será amanhã?) Se tiver alguma data especial o professor deve conversar sobre ela com seus alunos (data cívica ou aniversário de algum aluno) mesmo que tenha ocorrido num feriado ou fim de semana.  O tempo (a estação do ano) e as condições climáticas podem ser registradas através de cartaz do tempo. No Ensino Fundamental essa etapa pode ser simplificada falando sobre a data do dia (Dia, mês e que ano estamos? Tem alguma data especial que se comemora hoje? Pode ser data cívica ou aniversário de algum aluno).
Fica claro então que a rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento elaborado pelo professor. Por caracterizar-se como facilitadora da aprendizagem, a rotina, então não deve transformar-se numa planilha diária de atividades, rígida e inflexível, É importante que o professor possa organizar o tempo levando em consideração seu planejamento, mas podendo contar com a possibilidade de alterá-lo de acordo com suas próprias necessidades e a de seu grupo também.  A flexibilidade, portanto, é parte fundamental da rotina pois com ela a criança aprender a lidar com o inesperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário